quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Paciente #14 …A dignidade do vilão…

Apocalipse tinha um problema.
Durante a pintura e possível cosedura da tinta da peça, formaram-se bolhas que acabaram por rebentar e desfigurar o “A” do seu cinto.

Para aplacar a sua fúria e devolver-lhe a dignidade procedeu-se à intervenção.
A zona foi preparada e depois de aplicada a tinta, ficou em este excelente aspecto.

Para esta figura não temos grandes recomendações a não ser o devido cuidado e a limpeza com pincel.
Mais uma vez agradecemos ao Sérgio Neves a preferência pelos nossos serviços.

Paciente #13…A cauda de elfo...

Talvez por ser o nosso paciente número 13, esta magnifica estátua do Nightcrawler apresentou-nos um problema que, embora pareça de fácil resolução, nos deu algumas dificuldades.

Acontece que a tinta da cauda desta estátua começou a escamar e teve de ser novamente pintada. Analisámos a situação e descobrimos que esta parte da estátua é feita de metal e para isso teríamos de aplicar a tinta e o tom adequado.

Depois de uma grande pesquisa procedemos à pintura.

Acontece que, depois de aplicada, a tinta teve uma reacção inesperada e mudou ligeiramente de cor.
Resolvemos não arriscar mais ficando a cor num tom muito perto do original.


No entanto ficará em aberto a possibilidade de voltar ao hospital para uma nova intervenção estética.

As únicas recomendações ao cliente é que tenha cuidado com a limpeza, pois qualquer líquido que seja mais abrasivo, poderá fazer com que a tinta sofra alterações de cor tanto na área de intervenção como em toda a figura.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Paciente #12…A pena do trovão…

Foi com imensa satisfação que aceitamos nas nossas urgências este busto de Thor.
O Deus do Trovão sofreu um pequeno acidente, partiu uma pena do seu elmo emplumado.
Estas estátuas são feitas num material cerâmico, que é muito resistente mas, como todas as porcelanas e seus derivados, tornam-se frágeis nos pormenores mais delicados.

O desafio seria conseguir restaurar a peça de maneira a tornar o remendo invisível.
Conseguimos colar a pena com um adesivo líquido próprio para este tipo de peças, infelizmente sofreu um novo acidente nas nossas mãos e descolou-se.
Acabámos por enveredar por uma solução que se revelou mais viável para o tipo de trabalho que queríamos executar.
Restabeleceu-se a união das peças com uma técnica diferente, para depois ser esculpido e pintado na cor original.
O resultado foi a recuperação total de uma peça de edição limitada.

Recomendamos ao cliente a limpeza desta e de outras peças semelhantes com um pincel e nunca com um pano, pois pode ficar preso nas zonas mais delicadas.
Nada de líquidos abrasivos ou à base de álcool.
No que diz respeito ao manuseamento, a peça ficou sólida mas recomendamos um cuidado especial.
Agradeçemos desde já ao Sérgio Neves por ter confiado nos nossos serviços e por nos ter dado a oportunidade de restaurar esta belíssima peça da sua colecção.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Paciente #11 …Um problema dos diabos…

No decorrer da nossa experiência em restauro de figuras, já nos apareceram muitas dificuldades e esta foi de longe uma das mais difíceis de restaurar.
Este nosso cliente, de nome Ricardo, apareceu-nos com uma figura ainda dentro do blister e com um defeito aparentemente fácil de reparar…

A grande dificuldade passava por tirar a figura do blister,rexuperá-la, pintar e voltar novamente ao Blister, com se nunca tivesse sido aberta…
Abrimos a caixa na esperança de poder recuperar o chifre partido mas ele não se encontrava la dentro.
Concluimos que tinha sido partido durante a embalagem e que teríamos de o refazer.
Depois de analisarmos o problema, procedemos aos planos de recuperação.
Fizemos uma primeira tentativa com um tipo de material que fracassou redondamente e só à segunda é que conseguimos fazer um chifre à semelhança do outro, num material plástico que foi revestido de uma pelicula transparente para dar resistência.

Mesmo assim, e devido à delicadeza do processo, o chifre ficou igual ao outro, a figura ficou com muito bom aspecto depois de pintada e voltou à caixa, encontrande -se como nova.

Foi de longe um dos mais complicados processos de restauro, desde a abertura do hospital.
Recomenda-se o cuidado normal numa destas situações, dado que a figura se encontra muito fragilizada naquele ponto. Mas como se encontra dentro do seu blister original, não haverá grande motivo para preocupações.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Paciente #10... a asa do motoqueiro...

Depois de termos arranjado e cuidado da moto futurista do nosso paciente #8, o dono voltou-nos a contactar no mesmo dia para nos informar de que a figura que completava a moto se tinha partido.
Acontece que ao tentar montar a figura na moto, partiu-se uma "asa" , neste caso a direita.

Esta suposta asa estava presa por um pequeno perno a uma esfera plástica que permitia que fosse posicionada de diversas maneiras.

A figura, depois de ter estado em observação, foi avaliada e procedeu-se ao arranjo.
Foi introduzido um novo perno, desta vez metálico, que fez com que a asa recuperasse a mobildade.
Recomenda-se ao cliente cuidado e agora que a figura se encontra completa, que escolha um lugar para exposição que seja seguro.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Paciente #9…o coxo irrecuperável…

Como coleccionadores que também somos, por vezes até as nossas mais prezadas figuras são submetidas a intervenções no nosso hospital.
Este caso foi o mais trabalhoso que se nos deparou até hoje.
Escontrei esta figura da minha colecção pessoal, num estado lastimoso e submeti-o a uma análise conjunta.

Acontece que, o elástico que prende as pernas desta figura ressequiu e apodreceu acabando por deixar este Skintor, dos Masters of the Universe, literalmente coxo e sem arranjo aparente.


Depois de encontradas várias soluções, foi escolhida a mais fácil de executar e procedeu-se à intervenção.
Durante o arranjo foi extraído o elástico tendo de se proceder à amputação da perna boa para que se pudesse substituir e restituir totalmente a função das pernas sem danificar o resto da figura.
Embora estivéssemos com receio de que a intervenção corresse mal, pois existem sempre riscos, a operação foi um sucesso e a figura encontra-se como nova e sem vestígios nenhuns de alguma vez ter estado estragada e sem cicatrizes.
Como podem verificar a figura encontra-se como nova e dispomos agora de uma técnica desenvolvida pela nossa equipa que permite restaurar com segurança este tipo de figuras com este tipo de problema.

Recomendamos a todas as pessoas que possuam figuras deste género a verificar o estado das pernas de vez em quando a fim de evitar uma surpresa desagradável.
Antes de pensarem em deitar para o lixo uma figura deste género lembrem-se que podem sempre recorrer ao nosso hospital para uma renovação e recuperação completa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Paciente #8... a mota desmontável...

Muitas vezes, um dos problemas de certos brinquedos é a variedade de peças desmontáveis que este possui, assim como a quantidade, por vezes absurda, de acessórios.

No que diz respeito a este cliente, com esta magnífica moto futurista, o problema centrava-se na quantidade de peças amovíveis que caíam da moto sempre que lhe pegava, tornando por vezes o seu manuseamento difícil, pois nunca sabia quando uma peça poderia fazer com que a moto escapasse da mão, o que acabou por acontecer e por partir uma secção frontal da protecção na roda da frente.

A solução que o cliente arranjou foi colar as peças ao corpo da moto para que nunca mais se soltassem e usando uma cola-tudo para o fazer, o que acabou por derreter o material em volta e por sujar o plástico em certas zonas.
Depois de analisarmos o problema, resolvemos limpar as zonas afectadas o melhor possível, para depois procedermos ao restauro da peça partida é à colagem permanente das diferentes peças, a fim de transformar o veículo num objecto completo.
Assim foram usados dois tipos de cola, nomeadamente para os tubos de escape e protecções e para o plástico transparente do vidro da frente.
A peça foi limpa na sua totalidade e encontra-se como nova.

Recomendamos ao cliente, a compra ou a manufactura de uma base, onde poderá prender o veículo, pois embora a moto tenha um sistema de descanso, a sua forma e peso causam algum desequilíbrio, podendo por em perigo a integridade do objecto.