domingo, 24 de fevereiro de 2008

Paciente #18...A madibula do Dragão...

A criança que nos pediu este arranjo, queria que recuperássemos de urgência o seu Dragão, a fim de se lançarem em novas e épicas aventuras.
Com um problema na mandíbula superior, que poderia mais tarde levar ao seu esquecimento no fundo de uma arca de brinquedos, este dragão descaracterizado, foi mais um desafio para a equipa do hospital.
Aparentemente não passava de um problema no encaixe, mas revelou-se um caso um pouco mais grave.
Depois de voltarmos a ligar a mandíbula superior nos pequenos pernos da mandíbula inferior, abrindo a boca da figura, a peça soltava-se com facilidade e demorava muito tempo a voltar a ser recolocada. Descobrimos, então, que faltava profundidade nos sulcos de encaixe.
Depois de uma intervenção simples, aprofundámo-los, proporcionando assim uma articulação mais segura para a mandíbula inferior.

O paciente encontra-se totalmente recuperado e pronto a singrar os céus, nas asas imaginárias da aventura.
Agradecemos ao menino Artur a confiança que depositou na nossa equipa para cuidar do seu brinquedo favorito.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Paciente #17…A foice quebrada…

Como já tinha referido anteriormente, também somos coleccionadores e por vezes também nos deparamos com algumas surpresas.
Este caso é típico e costuma acontecer com alguma frequência.
Depois de ter adquirido mais uma action figure para a sua colecção, um dos membros do hospital resolveu retirá-la da caixa para a expor.
Durante a montagem da figura encontrou um dos seus acessórios com defeito.
Uma das foices deste Raven Spawn estava partida na zona onde a esfera do cabo se separa do resto da arma, para poder entrar no punho, impedindo assim a sua fixação ao cabo.

Resolvemos a questão com uma intervenção simples que passou por refazer o espigão partido e substitui-lo por uma nova peça, desta vez em metal para evitar novas surpresas.

A operação correu pelo melhor, a peça encontra-se reforçada e como nova.
A figura está pronta para exposição sem qualquer vestígio de alguma vez ter sofrido restauro.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Paciente #16... A camisola de Mr. Spock

Uma action figure da Mego de 1974, representando Mr. Spock da série Star Trek, chegou-nos às mãos com um problema original.
Acontece que a camisa da figura se apresentava num estado lastimoso.
Manchas de sujidade, de caneta, de ferrugem e outras manchas que a principio não conseguimos identificar, marcavam toda a superfície desta raridade dos anos 70.
A camisola tinha ainda a falta do logótipo original, que estaria preso ao nível do peito, no lado esquerdo.

Procedeu-se a uma análise do tipo de tecido e do tipo de manchas e iniciou-se o restauro.
Acontece que, mesmo depois de uma extensa e exaustiva limpeza que deixou a camisola com muito melhor aspecto, houve manchas que não conseguimos tirar, pois não eram de sujidade mas sim de queimado.
Concluímos que a figura esteve em contacto directo com uma qualquer fonte de calor, que alterou a natureza do tecido marcando para sempre a zona, nas costas da camisola.
Mesmo depois de tingirmos novamente a peça, as manchas não desapareceram e a tinta não agarrou nas zonas mais afectadas.
Resolvemos substituir o logótipo por uma cópia aproximada do original, mas em metal, substituindo assim o autocolante original.
No fim, ficámos bastante satisfeitos com o resultado, embora não haja solução para as manchas de queimado, achamos que o a camisola ficou mais clara e que a cor original voltou em grande força, tornando as manchas nas costas quase obsoletas.

Recomendamos ao cliente o máximo cuidado quando tiver esta figura em exposição.
Nada de luz directa do Sol, nem qualquer outra fonte de calor intenso que possa transformar a natureza dos tecidos. Aconselhamos a compra de uma redoma ou de algo semelhante para proteger a figura dos acidentes indesejáveis.
Agradecemos desde já ao Pedro Salomão pela preferência dos nossos serviços e pela oportunidade que nos proporcionou de trabalharmos nesta raridade.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Paciente #15 …O ombro de Wolverine…

Este Wolverine chegou ao hospital com um pequeno problema resultante de uma queda.
A tinta lascou e deixou a peça com um defeito por demais evidente.
Fomos obrigados a ser um pouco radicais nesta zona e depois procedeu-se à pintura da peça.
Como podem ver não ficou igual ao original, mas o resultado foi bastante satisfatório.
No que diz respeito aos cuidados com este busto, recomendamos a compra de uma redoma expositora para que a figura fique segura, evitando assim acidentes de maior.